O QUE AGRADA A DEUS

 
O QUE AGRADA A DEUS
 
"Estas seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." Provérbios 6.16-19

Qual é o maior e mais importante desafio que você tem para sua vida? O que mais consome a sua atenção? O que é que te faz pensar durante o dia e a noite? Qual é o pensamento que inunda o teu coração e mente?

O maior desejo, pensamento e sonho de um cristão deve ser o de agradar a Deus. A nossa oração deve ser: "Senhor, mais do que qualquer outra coisa no mundo, eu quero te agradar!". O único e maior pensamento de Jesus quando esteve aqui na terra foi agradar ao Pai. Ele declarou: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." (João 4.34).
Do que Deus se agrada? Primeiro vamos tratar de coisas que não agradam a Deus, e a partir destas coisas, vamos meditar sobre o que o Senhor se agrada.

O que não agrada a Deus

1- Olhos altivos.
Significa autorretidão, autojustificação. É aquele que ora nas esquinas para ser ouvido por todos, é o que alardeia a sua espiritualidade, é o que se vangloria da sua capacidade diante de Deus. É aquele que não se sente "pequeno". O homem de olhar altivo entra na presença de Deus de maneira leviana, com displicência. É o que não tem coragem de deitar o rosto em terra.

2- Língua mentirosa.
É aquele que fala o que o coração não sente, é aquele que promete algo, mas por detrás sabe que não vai cumprir aquilo que prometeu, é o que engana, é o que joga confetes de elogios falsos, é o que diz "vou", mas não vai, é o que diz "eis-me aqui", mas nunca está lá. Mentir não é só cometer calúnias grosseiras. Por vezes mentimos em "sombras" e ninguém percebe. É o que diz "Jesus, eu te amo", mas no outro dia está negando ao Senhor com suas atitudes, com amizades ou namoros que não agradam a Deus, murmurando, caluniando, difamando etc.

3- Mãos que derramam sangue inocente.
Deus aborrece as matanças, as guerras, as crueldades e as maldades. De quem é o sangue inocente que é derramado? É o sangue das crianças que são abusadas sexualmente, e nós nos calamos. É o sangue da viúva, do pobre e do necessitado que são injustiçados e oprimidos, e em vez de tomarmos uma atitude, ficamos de braços cruzados culpando as autoridades do nosso país. É o sangue dos filhos que foram marcados pelas crueldades, divórcio, agressão física e rejeição dos pais. É o sangue dos filhos que estão crescendo sem conhecerem a Jesus, sem amarem a Deus. 

4- Coração que trama projetos iníquos.
É do coração que provém todo o mal. O coração é o centro da vontade, das intenções e motivações. É aquele que tem malícia na sua alma. Deus não está interessado "no que" estamos fazendo, mas nos "porquês" daquilo que estamos fazendo. Deus não vê apenas o que você faz, mas vê as atitudes por detrás daquilo que você faz. É aquele que tenta enganar a Deus, que tenta ludibriar o Espírito Santo. É aquele que não é sincero nas suas ações, é hipócrita, vive maquinando pelas costas com "politicagem", manipulando circunstâncias para benefício próprio.

5- Pés que se apressam a correr para o mal.
O homem que faz o que dá na cabeça, que se deixa vulnerável ao pecado o tempo todo sem a menor guarda, sem o menor referencial do certo e errado, Deus aborrece. O pecado destrói e mata. O pecado tem um salário: a morte! Deus ama o pecador, mas odeia o pecado. Devemos fugir do pecado! Não somos melhores que ninguém. Todos nós estamos sujeitos a erros e tropeços. Mas precisamos aprender a proteger as áreas vulneráveis ao pecado na nossa vida. Qual é o nosso ponto fraco? 

6- Testemunha falsa que profere mentiras.
É o que julga com preconceito, vive julgando os outros pela aparência e fala mentiras baseado num julgamento falso que ele fez. A mentira vem do diabo, pois ele é o pai da mentira. Calúnia é imputação falsa, que ofende a reputação ou o crédito de alguém. Difamação é descreditar, ou seja, dar uma versão desleal e tornar o caráter e a reputação de uma pessoa questionável.

7- O que semeia contenda entre irmãos.
É o que vive no meio dos irmãos para ser agente de Satanás. O diabo é o acusador dos irmãos. É o fofoqueiro, é o que joga um irmão contra o outro, é o que não tem uma palavra amiga para o que está necessitado, mas sempre está procurando e se alegrando na queda do irmão. É aquele que procura destruir a paz dos irmãos. Não importam quais são os nossos motivos, mesmo sendo puros, se trouxe divisão no corpo de Cristo, não vem de Deus, pois Ele quer juntar e não separar. É por isso Deus dá um grau maior de implicação àquele que semeia contenda entre os irmãos. Ele não apenas aborrece, mas também abomina.

Por onde passamos temos semeado amor? Temos semeado perfume de paz? Quem semeia esse perfume traz paz e alegria, tornando agradável o ambiente. Existem pessoas que por onde passam trazem divisão, causam contendas e o ambiente fica pesado. O que temos semeado ao nosso redor, em casa, no trabalho, no ministério, na igreja? O que semeia contenda entre os irmãos é filho do diabo e Deus não tolera!

O que agrada a Deus

1- 
O coração quebrantado.
2- A língua verdadeira.
3- As mãos que constroem e não destroem.
4- O coração sincero perante Deus.
5- Os pés que fogem do mal.
6- O que não é testemunha falsa e ajuda seu irmão.
7- O que semeia paz, harmonia e amor.

Queremos agradar a Deus? Será que esse é o maior plano que temos na nossa vida? As nossas atitudes agradam a Deus? O que faremos de prático a fim de agradarmos mais a Deus?

Que possamos viver para agradá-lo todos os dias da nossa vida. Precisamos concretizar o cristianismo em atitudes. A essência do evangelho é o amor, e o amor às pessoas. Cristianismo apenas de palavras é uma afronta à verdadeira igreja de Jesus. Precisamos ser aquilo que nós proferimos crer!
Ronaldo BezerraDeus abençoe!
Contato para convites
Danúbia Crepaldi
(11) 98220-6081 TIM
(11) 99144-8155 CLARO
Ermail: contato@ronaldobezerra.com.br
 
Postar um comentário