Você já acorda estressado ou isso acontece ao longo do seu dia de trabalho?

Se você respondeu a primeira opção, a melhor coisa que tem a fazer é tirar férias, ’repensar’ se está fazendo o que realmente gosta ou procurar um tratamento mais eficaz.
Agora, se você se estressa ao longo do dia, existem formas para gerenciar esse estado de espírito e sentimento negativo que atrapalha a sua produtividade.
Aqui estamos falando de fatores estressores na sua vida organizacional, vamos deixar de lado problemas familiares, financeiros, pessoais ou de relacionamentos interpessoais.
Aborrecimentos diários são eventos irritantes que ocorrem durante o período de trabalho e que dificultam a execução das suas tarefas. Uma pane no computador, pessoas que te procuram para apagar incêndios de outras áreas, telefonemas e e-mails de colegas e chefes que exigem respostas imediatas, subordinados que necessitam da sua atenção o tempo todo…
Quanto mais você lida com esses aborrecimentos diários, mais estressado provavelmente você ficará. Tentar colocar “panos quentes” em situações inesperadas e não planejadas, é isso que realmente nos deixa esgotados.
A lição mais crítica do gerenciamento do estresse não é visar a eliminação dele por completo em sua vida, e sim, melhorar a sua resiliência e sistemas pessoais – por exemplo, gerenciamento do seu tempo – para lidar com situações estressantes. O fato é que não são os eventos do nosso dia a dia que geram o estresse, somos nós que o causamos. O jeito como enfrentamos esses eventos e o nosso grau de resiliência é que determinam como o nosso estresse nos afeta.
Desenvolver resiliência ao estresse pode envolver uma série de habilidades, entre elas, a comunicação eficaz, o gerenciamento de conflitos e a tomada de decisões.
Se o estresse for momentâneo, você sabe como lidar com ele? Aprenda com pessoas mais experientes e evoluídas. Vamos utilizar como exemplo, aquele gerente amigo, experiente e que tem todas as qualidades para estar no cargo que lhe cabe. Esse tem mais habilidades para relaxar sua mente e seu corpo, dar um tempo e saber como voltar ao seu estado de espírito ideal para retornar às atividades.
  1. Relaxe seus músculos: quando o estresse é grande, é necessário dar um tempo. O relaxamento muscular dura apenas alguns minutos e pode ajudá-lo a aliviar imediatamente suas tensões. Comece pelos pés subindo por todo o corpo, gire a cabeça e sacuda os ombros.
  2. Respiração profunda: alivia o estresse a curto prazo. Inspire profundamente prendendo o ar por 5 segundos. Solte todo o ar do pulmão, lentamente, até ter expirado-o completamente. Repita de 5 a 10 vezes.
  3. Consertar o estado de espírito: podemos consertar o nosso estado de espírito negativo se entendermos o que desperta o positivo. Visualize uma paisagem que você mais gosta (seu lugar feliz), lembre de alguma pessoa que lhe traz muita alegria, coma qualquer coisa que lhe dê prazer, fale com um amigo que demonstre otimismo. Ou seja, descubra um indicador que “positive” o seu estado negativo.
O mais importante de tudo para você que é líder e gerencia uma equipe, é conseguir gerenciar o seu estresse e voltar ao seu estado normal. Não deixe que o seu lado negativo e estressado afete a sua produtividade e da sua equipe. Ou seja, por mais difícil que seja, não demonstre para a sua equipe seu estado emocional negativo. Pratique os exercícios e ninguém vai nem perceber que você passou por uma tempestade.
Andrea Henn – Gerente de Internet da Editora Quantum.
Postar um comentário